(67) 3044.8200

SOLUÇÃO TOTAL EM
SUPLEMENTAÇÃO



Ficha de Suplementação



A ficha de suplementação, ela diz muito sobre seu lote!

A ficha de suplementação é uma importante ferramenta para o acompanhamento da suplementação do lote no pasto e deve ser analisada constantemente durante o período de suplementação do lote em questão.

A elaboração de uma ficha eficiente e que contempla informações relevantes para levantamento de informações para tomada de decisão dentro de um sistema de suplementação a pasto. Não existe um modelo padrão a ser seguido, existe sim informações importantes, como data, produto, pasto, peso médio do lote, mês, quantidade de animais, categoria e entre outras informações peculiares a cada propriedade,

No exemplo abaixo temos um modelo de ficha de suplementação de uma fazenda que faz uso de de um proteico / energético com fornecimento de 0.3% do P.V para diversas categorias.

O importante a destacar neste tipo de ficha é que conseguimos fazer o acompanhamento das anotações de campo.

• Porcentagem de consumo – se os animais estão consumindo de acordo com a meta estabelecida;
• O tamanho do lote – verifica se o lote está adequado e homogêneo, o qual influência o consumo do suplemento;
• Quantidade de cocho – de acordo com o consumo estabelecido, verifica -se se necessita de maior quantidade de cocho ou está adequado.
• Qualidade da pastagem – verifica-se o consumo em função da qualidade da pastagem, pois de acordo com a mesma o consumo pode variar grandemente.
Todas as informações da ficha de controle no exemplo acima proporciona avaliar, corrigir e diagnosticar como está sendo a suplementação dentro da propriedade.

Exemplo de ficha

 

Autor: Thiago Golegã Abdo – Zootecnista matéria disponível no blog: thiagozootecnista.blogspot.com.br