(67) 3044.8200

SOLUÇÃO TOTAL EM
SUPLEMENTAÇÃO



Importância da Antecipação da Estação de Monta



A estação de monta é uma técnica bastante utilizada e de extrema importância no manejo reprodutivo e sanitário da propriedade, possibilitando assim uma seleção inicial de fêmeas não gestantes, destinando-as para o abate impactando um caixa inicial para fazenda.
Com o numero de vacas não gestantes em mãos, é possível tomar uma decisão estratégica para aumentar o índice de prenhes, essa estratégia pode ser nutricional quanto forrageira, concentrando o nascimento nas melhores condições.
A boa disponibilidade de forragens e suplementação de qualidade durante a gestação é fundamental, por isso as vacas que iniciam a estação de monta no mês de outubro e ficam com os touros até dezembro irão passar o maior período de gestação na época das águas, quando existe oferta de pastagem de melhor qualidade. Quando a vaca é bem alimentada o feto produz maior número de fibras musculares, as quais são formadas até o sétimo mês de gestação, após o sétimo mês de gestação, as fibras já formadas se desenvolvem, proporcionando maior crescimento e ganho de peso do animal, por isso as vacas que passarem a gestação no período das águas e forem bem suplementadas produzirão um bezerro com maior capacidade de ganho de peso.
Bezerros que nascem cedo, no período de julho até inicio de novembro possuem uma vantagem para se desenvolverem, pois nos primeiros três meses de vida o seu rumem está em desenvolvimento, a partir dos terceiro mês de vida o bezerro começa a fazer um melhor aproveitamento das pastagens que ingere, nesse período já existe um capim de melhor qualidade, com isso é possível desmamar um bezerro mais pesado.
Para a antecipação da estação de monta uma ferramenta muito importante é a IATF (Inseminação em tempo fixo), pois através de um estimulo hormonal, um lote de vacas que não estão ciclando, entrarão em cio todas no mesmo dia para que sejam inseminadas, as vacas que não emprenharem com a inseminação artificial estarão novamente no cio em torno de 21 dias após a primeira inseminação, podendo ser emprenhadas através de repasse com touro, novamente inseminadas através de observação de cio (que poderá ser concentrado), ou com o auxilio do diagnostico de gestação com ultrassom aos 30 dias após a IATF, as vacas vazias podem ser recincronizadas e inseminadas. Também é importante a utilização de touros selecionados para fertilidade e habilidade materna.

Além do que já foi citado, a antecipação da estação de monta oferece mais vantagens.

• Bezerros nascendo cedo, no período da seca, estarão menos susceptíveis a parasitas (carrapatos, vermes, mosca do chifre e miiase) devido a baixa umidade nas pastagens e baixa temperatura, o que impossibilita a reprodução dos mesmos.
• Seleção de matrizes com maior potencial reprodutivo, as fêmeas que parem no período da seca passam um maior desafio, pois entrarão na estação de monta com um escore corporal baixo, com isso no decorrer de alguns anos é possível selecionar fêmeas que ciclam com facilidade.
• Diminuição no índice de mortalidade de bezerros recém nascido, pois no período da seca é possível um manejo diário na maternidade.
• Concentração de nascimento.
• Uniformidade do lote de bezerros.
• Antecipação da desmama.
• Os animais nascidos entre os meses de Julho a Outubro estarão melhor preparados para entrarem no confinamento, pois a maioria dos confinamentos se iniciam no período do outono entre os meses de Abril a Junho.
• As fêmeas nascidas cedo entrarão serão melhores matrizes, pois quando forem iniciar a vida reprodutiva, a fêmea que nasceu em julho estará mais desenvolvida e melhor preparada do que a fêmea que nasceu em dezembro do mesmo ano.

Autor: André Luiz Guarda – Médico Veterinário