O estado do Mato Grosso do Sul é uma região marcada por uma estação seca prolongada e rigorosa, que vai testar a habilidade dos pecuaristas em manter o bem-estar e a produtividade do gado.
Durante esse período, os pastos se tornam escassos e a qualidade da forragem diminui, resultando em uma diminuição na oferta de nutrientes essenciais para o gado.
É nesse contexto que entra a importância da suplementação na nutrição animal!
Os suplementos nutricionais são amplamente utilizados para fornecer os nutrientes necessários que podem estar em falta na dieta dos animais durante a seca, principalmente nos pastos e pastagens mais degradadas.
A suplementação animal é uma estratégia amplamente utilizada em todo o território nacional e que produz alguns benefícios para o pecuarista que decida investir nela. Vamos aos principais deles!
- Manutenção do peso e da condição corporal:
Durante a seca, os animais podem perder peso rapidamente, tendo o famoso efeito “boi sanfona” – emagrecendo na seca e engordando nas águas. Nesse caso, os suplementos ajudam a manter o peso e a condição corporal adequados, preservando o valor comercial do gado. - Melhoria na fertilidade:
A suplementação garante que as fêmeas estejam em boas condições para a reprodução, contribuindo para um rebanho saudável e produtivo. Principalmente se levarmos em consideração o início, em breve, da estação de monta em todo o território nacional.
– Eficiência de conversão alimentar:
A suplementação melhora a eficiência com que os animais convertem os alimentos em carne, resultando em um rebanho mais produtivo e rentável em menor tempo. Esse, talvez, seja o mais importante dos benefícios aqui citados!
Dessa forma, é possível entender que a suplementação animal desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e da produtividade do gado, especialmente durante o período de final da seca em nossa região.
Conte conosco da Zoomix para enfrentar os desafios do final da seca e continuar garantindo um futuro próspero para seu rebanho e sua fazenda.