O objetivo principal da pecuária de cria é o desmame de bezerros cada vez mais pesados. Algumas estratégias surgem para melhorar esse desempenho, como o creep-feeding, mas…
Todo pecuarista de cria se pergunta: devo ou não utilizar essa estratégia?
Ao ofertar um suplemento alimentar aos bezerros antes mesmo da desmama, você permite que ele consuma um alimento de qualidade em um local que a vaca não tenha acesso. Ela possui alguns benefícios, veja só dois deles:
- Melhor desenvolvimento: os bezerros que têm acesso ao creep-feeding conseguem atingir um melhor desenvolvimento físico e nutricional. Isso resulta em ganho de peso mais rápido e uma desmama mais eficiente, o que pode aumentar a qualidade dos animais para o mercado.
- Economia de tempo e recursos: ao garantir que os bezerros estejam consumindo uma nutrição adequada antes da desmama, você estará otimizando o desenvolvimento deles. Isso significa menos tempo gasto na fase de recria, menos investimento em suplementação pós-desmama e, consequentemente, redução nos custos de produção.
Essa é uma técnica que tem se mostrado bastante vantajosa, tanto para os bezerros quanto para o próprio pecuarista. Porém, é preciso ter em mente uma coisa: essa estratégia é eficiente se você também planeja continuar com uma suplementação energética depois do desmame.
Isso por que a quantidade de energia na dieta é essencial para a produção de proteína e de gordura corporal. Logo, ela influencia diretamente na obtenção da carcaça ideal: maior proporção de carne em relação aos ossos e boa cobertura de gordura.
Agora, se no seu planejamento está o fornecimento de uma suplementação baseada em mineral para o seu rebanho de cria, o creep-feeding talvez não seja a melhor opção!
Para te ajudar a decidir qual a melhor opção para seu rebanho, fale com um dos nossos consultores técnicos.