Skip links

Como uma boa nutrição influencia na estação de monta

Estação de monta e manejo nutricional do rebanho: tem alguma coisa a ver? É claro que sim!

Você, pecuarista, já deve ter ouvido falar a célebre frase na pecuária de cria: “o cio entra pela boca”. Estamos certos?

Realmente, as vacas de cria só começam a ciclar quando atingem um escore corporal ideal. Como um padrão, busca-se sempre utilizar vacas que estejam entre os escores 5 e 6 para a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

A principal forma para avaliar o escore de condição corporal de uma vaca, ou seja, a quantidade de gordura que uma vaca possui é a visualização de três pontos principais: garupa, ossos da pelve e a inserção da cauda.

Apesar de muito utilizada, ela é uma avaliação subjetiva. Para bovinos de corte, a avaliação da condição de escore corporal é feita entre os números 1 a 9 e, para bovinos de leite, de 1 a 5.

Abaixo, uma tabela para exemplificar a classificação e os critérios utilizados para o escore corporal de bovinos de corte.

Pensando nesse sentido, o escore de condição corporal é uma excelente estratégia para determinar as necessidades futuras daquela vaca. E, pensando em um protocolo reprodutivo, é necessário oferecer proteínas, minerais e vitaminas para as vacas, além da oferta de uma forragem de qualidade.

O período ideal para iniciar essa suplementação é 30 dias antes do início da estação de monta.

Durante esses 30 dias de consumo, as vacas tem tempo para repor os macro e microminerais para reiniciar o ciclo produtivo com maior probabilidade de sucesso na prenhez.

Para o manejo nutricional do rebanho no período da estação de monta, temos o suplemento ideal! Não deixe para a última hora e garanta logo a solução efetiva para a sua estação de monta 23/24!

Entre em contato com a equipe Zoomix para levar a solução em eficiência reprodutiva para a sua produção!

Escreva um comentário

Home
Account
Cart
Search
Solicitar orçamento
Solicitar orçamento
Olá, vim do site Zoomix e gostaria de um orçamento.