No Brasil, a criação de bovinos de corte ocorre, em sua maior parte, em pastagens, o que torna a forragem o principal alimento e grande responsável em fornecer proteína, energia, minerais e vitaminas para atender as exigências dos animais.
No entanto, sabemos que somente a forragem não é suficiente para atender as demandas do sistema produtivo.
A suplementação de animais a pasto vai ter como objetivo corrigir a deficiência de nutrientes oriundos da forragem, aumentar a capacidade de suporte dela e ainda fornecer alguns aditivos que permitam melhorar o ambiente ruminal, favorecendo a utilização do alimento consumido.
Isso pode ser aumentado se considerarmos especialmente a suplementação animal com o uso de aditivos.
Ao utilizar esses aditivos, o objetivo é ter a manipulação dos microrganismos presentes no rúmen, o que vai resultar em uma melhora na produção animal.
Isso vai acontecer por que os aditivos possuem tendência a atuar contra bactérias gram-positivas, promovendo uma seleção que vai favorecer bactérias produtoras de ácido propiônico (propionato), ou seja, as gram-negativas e diminuir as que são produtoras de ácido acético e butírico (acetato e butirato). Dessa forma, o animal consegue ter o aporte energético necessário para que seja mais eficiente.
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da IN 15/2009, define como aditivo os seguintes produtos destinados à alimentação animal: substâncias, micro-organismo ou produto formulado, adicionado intencionalmente aos produtos, que não é utilizada normalmente como ingrediente, tenha ou não valor nutritivo e que melhore as características dos produtos destinados à alimentação animal ou dos produtos animais, melhore o desempenho dos animais sadios e atenda às necessidades nutricionais ou tenha efeito anticoccidiano.
Os benefícios dos aditivos para bovinos são diversos e, muitas vezes, associados somente a dietas com alta quantidade de concentrado como, por exemplo, dietas de confinamento e terminação intensiva a pasto (TIP).
Você já faz uso de algum suplemento mineral aditivado?