Skip links

TIP e RIP: Como essas duas técnicas podem potencializar o ganho de peso a pasto

Você sabe o que é a Terminação Intensiva a Pasto ou Recria Intensiva a Pasto?

Ou melhor… sabe como essas duas técnicas podem potencializar o ganho de peso dos seus animais a pasto?

Tanto a Recria Intensiva a Pasto (RIP) quanto a Terminação Intensiva a Pasto (TIP) são estratégias para encurtar o ciclo produtivo. Mas, antes de contar quais os vários benefícios que elas entregam ao pecuarista, vamos entender o seu funcionamento.

Recria Intensiva a Pasto (RIP)

É uma estratégia nutricional cujo objetivo é encurtar o ciclo pecuário na fase de recria, aumentando a quantidade de animais por área, melhorando o seu ganho de peso e aumentando a taxa de desfrute. No fim, seu objetivo central é auxiliar o produtor a ter uma maior lucratividade dentro dessa atividade.

A proposta para o seu funcionamento também é simples: ofertar concentrado para o animal no cocho, desde a desmama até o início da engorda.

Ele permite ao pecuarista explorar ao máximo o potencial genético de seus animais usando a propriedade de forma eficiente, diluir custos fixos da produção, amortizar o ágio da reposição, podendo ser possível garantir lucros melhores.

Terminação Intensiva a Pasto (TIP)

Tem como objetivo de promover uma engorda intensiva a pasto, possibilitando o acabamento de carcaças, com taxas de lotação também elevadas.

Essa técnica é baseada em ofertar uma alimentação balanceada e suplementada aos animais durante a fase de engorda a pasto, aproveitando ao máximo o potencial produtivo das pastagens.

Resumindo…

Com relação às vantagens dessas duas, podemos dividir dessa forma:

RIP

  • Diminui estresse da desmama
  • Melhor adaptação à dieta com concentrado
  • Minimiza o ágio da reposição

TIP

  • Aumento da produtividade por área
  • Homogeneidade de carcaças
  • Diminui o tempo de abate

Quando associadas, as duas técnicas podem garantir um ganho de peso contínuo e a terminação dos animais em menor tempo com relação ao ciclo completo, amortizando os custos por @ produzida.

E é por isso que essas duas técnicas tem crescido bastante dentro da pecuária nacional.

Vale deixar claro: é importante que, mesmo tendo a oferta de suplemento, seja ofertado ao animal o volumoso no cocho! Somente o suplemento não é suficiente para nutrir completamente o seu animal.

Outra característica importante desses dois sistemas é que os dois são utilizados principalmente no inverno, durante o período das secas, já que nesse momento o pasto não está produzindo de forma eficiente, comprometendo o ganho de peso dos animais.

Temos consultores dispostos a te auxiliar a ter o melhor desempenho dentro desses sistemas! Consulte-nos pelo contato disponível ao final do site para maiores informações.

Escreva um comentário

Home
Account
Cart
Search
Solicitar orçamento
Solicitar orçamento
Olá, vim do site Zoomix e gostaria de um orçamento.